O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa — C.S. Lewis

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (The Lion, The Witch and the Wardrobe), foi o primeiro livro lançado da saga de As Crônicas de Nárnia, do escritor britânico C.S. Lewis, publicado em 1950.  A obra aborda a relação entre os irmãos Pevensie (Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia), em um cenário de guerra que assombra a Inglaterra, durante a II Guerra Mundial, que ao fugirem dos bombardeios a Londres, acabam se envolvendo em uma aventura, ao adentrarem na casa de um sábio professor, Digory Kirk, que vivia isolado em uma antiga mansão no interior da Inglaterra.

Na casa eles descobrem uma entrada secreta em um misterioso guarda-roupa que os leva a um mundo fantástico, a terra de Nárnia, uma terra congelada, que sofre de um inverno sem fim desde que a temida Feiticeira Branca tomou o poder.

Entretanto, uma antiga profecia, que envolve justamente quatro crianças, além de um fantástico leão, afirma que há esperança para o reino, desde que haja coragem.

A estória ganha contornos interessantes, a partir da união com as forças do exército do leão Aslam, que os irmãos  Pevensie  pretendem libertar os Narnianos do domínio da feiticeira.  Assim, ao unirem animais que falam, faunos, castores e uma rainha gelada, que dominava o mundo de Narnia dão vida a personagens pra lá de enigmáticos.

Vale dizer que apesar de Aslam e a Feiticeira Branca serem sem dúvidas os personagens mais eminentes na descrição do autor, destacam-se também:

Pedro Pevensie: O mais velho dos irmãos, é considerado um herói no livro, pois lutou contra a Feiticeira Branca, apesar de ter duvidado, inicialmente, sobre a existência de um mundo além de um Guarda-Roupa. Foi coroado como “o Grande Rei Pedro, O Magnífico”.

Susana Pevensie: A segunda mais velha dos irmãos, é a que mais duvida da existência de Nárnia junto com Pedro. Acreditava que esse mundo não existia e que não passava de uma invenção da irmã Lúcia. Foi coroada como a "rainha Susana, A Gentil".

Edmundo Pevensie: Edmundo é um garoto emburrado, sempre enfurecido com seu irmão Pedro, por este, às vezes, ser exigente demais com ele. Enganado pela Feiticeira Branca, trai  os irmãos, por um pouco de manjar turco e acaba se tornando uma pessoa boa com o tempo. Foi coroado como “rei Edmundo, O Justo”.

Lúcia Pevensie: A mais nova dos irmãos Pevensie, também foi a primeira a encontrar o Guarda-Roupa. É uma garotinha pura e alegre, e é  a mais ligada a Aslam e Nárnia. Foi coroada como “rainha Lúcia, A Destemida”.

Tumnus: É um fauno, o primeiro narniano a aparecer. Fica amigo de Lúcia e depois revela que ia raptá-la para a Feiticeira Branca. No final  torna-se um bom amigo das crianças.

Jadis: Mais conhecida como Feiticeira Branca, durante muito tempo ela foi uma tirana cruel e impiedosa, que usurpou a terra de Nárnia, mergulhando-a em um inverno eterno. Quando os Pevensie chegaram em Nárnia, já fazia 100 anos desse inverno eterno.

Aslam: O Grande Leão falante do mundo de Nárnia, é considerado uma autoridade entre os habitantes do país de Nárnia, com os títulos de "filho do Imperador de Além Mar" e "O Grande Leão". É relatado que Aslam é o criador e o destruidor do mundo de Nárnia.

Sr. e Sra. Castor: Castores falantes que moram em um dique em Nárnia e acolhem os Pevensie, ajudando-os na luta contra a Feiticeira Branca.

Quando nossos heróis chegam ao mundo de Nárnia, que está sendo castigado por um inverno decretado pela Feiticeira Branca, também conhecida como Jadis, ficam sabendo duma “profecia Narniana” que dizia que quando dois filhos de Adão e duas filhas de Eva aparecessem e se tornassem reis de Nárnia em Cair Paravel, o governo da Feiticeira terminaria.

“A terra de Nárnia foi criada por um leão, Aslam, que é o rei, e agora está em outro lugar bem distante. Quando foi embora dessa terra, a feiticeira branca tomou o poder e transformou esse lugar em um campo de neve gelado, onde sempre é natal, mas nunca tem papai Noel, e diz a profecia que quando dois “filhos de Adão” e “duas filhas de Eva” voltarem a Nárnia, o rei voltará também, então haveria uma guerra e o bem triunfaria”.

Infelizmente Edmundo, tentado pelas promessas da Feiticeira Branca, acaba traindo os próprios irmãos, avisando-a de que seus irmãos estão em Nárnia e que estão procurando Aslam. Mas de qualquer maneira os outros três acabam por encontrar Aslam, além de conseguirem salvar Edmundo da Feiticeira.

Como prova de amor, Aslam se oferece em troca de Edmundo para ser sacrificado na Mesa de Pedra, local onde os traidores são entregues à Feiticeira para sacrifício.

Mas a morte não é capaz de vencer Aslam, que revive por ser inocente, conforme ordena a Magia Profunda de Antes da Aurora do Tempo. Então a Feiticeira agrupa seus súditos fiéis para atacar o exército de Aslam, liderado agora por Pedro.

Aslam primeiramente vai libertar os Narnianos que foram transformados em estátuas de pedra pela Feiticeira em seu castelo, e logo então vai ajudar Pedro na batalha, derrotando definitivamente a Feiticeira e seu exército.

Com a vitória, os quatro irmãos são coroados reis e rainhas de Nárnia em Cair Paravel e recebem os títulos de: Grande Rei Pedro, o Magnífico; Rei Edmundo, O Justo; Rainha Lucia, A Destemida; e Rainha Suzana, A Gentil. Eles governam por muitos anos e Nárnia vive um período de paz e prosperidade nunca antes vivido por aquela terra mágica.

Tal período foi considerado a "Era de Ouro", ou o "Apogeu" de Nárnia, época, inclusive, em que se passa O Cavalo e seu Menino, quinto volume da série na ordem de publicação ou o terceiro volume na ordem cronológica da série.

A trama é permeada por lições de moral, onde os personagens criados seguem aquela ideia do bem sobrepujando o mal. Entretanto, o reinado dos quatro irmãos acaba de forma acidental, quando, eles, juntos em uma caçada, acabam por encontrar uma passagem no Ermo do Lampião (a mesma que eles usaram para entrar em Nárnia), que acaba os trazendo de volta ao nosso mundo.

Como o tempo em Nárnia e no nosso mundo são paralelos e correm numa velocidade própria, eles voltam com a mesma idade e exatamente no mesmo dia em que tinham entrado no guarda-roupa, como se tivessem de fato se passado apenas alguns minutos desde que entraram, os quais para os irmãos pareciam muitos anos.

Ninguém ficou sabendo das aventuras deles em Nárnia, a não ser o professor que os hospedou. Os quatro irmãos ainda voltariam juntos mais uma vez a Nárnia, mas essa aventura é narrada em Príncipe Caspian.

Com uma trama cheia de batalhas épicas entre o bem o mal, de metáforas, emoções complexas, erros e acertos, arrependimentos e esperança, reflexões como escolhas, desafios, conduta e fé que além de despertar o reencanto pela vida, o leitor independente de sua idade, gênero e crença mergulha em um mundo repleto de magia, criaturas inesquecíveis  e aventuras entre o nosso mundo e outros universos mágicos, bastando para isso abrir a porta e adentrar o guarda-roupa. Vale a pena Ler e Reler!

Adaptações:

A obra já foi adaptada para a televisão, rádio, cinema e teatro. Em 2005 este livro ganhou uma adaptação cinematográfica pela Disney e Walden Media, dirigida por Andrew Adamson.

A rede de televisão britânica BBC já realizou a adaptação do livro para o rádio na década de 1980, e para uma série de televisão que foi ao ar entre 1988 e 1990, sendo premiada com um Emmy.


Sobre o Autor

Clive Staples Lewis (1898-1963), autor irlandês, contemporâneo foi um dos gigantes intelectuais do século XX e provavelmente o escritor mais influente de seu tempo. Era professor e tutor de Literatura Inglesa na Universidade de Oxford até 1954, quando foi unanimemente eleito para a cadeira de Inglês Medieval e Renascentista na Universidade de Cambridge, posição que manteve até a aposentadoria.

Lewis escreveu mais de 30 livros que lhe permitiram alcançar um vasto público, e suas obras continuam a atrair milhares de novos leitores a cada ano.  O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa foi o primeiro livro lançado da saga de As Crônicas de Nárnia, em 1950,  cuja obra de sete livros é um dos maiores clássicos do gênero infantojuvenil. Traduzida em 41 idiomas já vendeu mais de 100 milhões de exemplares. 

 

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Autor:  C.S. Lewis

Ilustrador: Joey Chou

Editora : HarperKids; 1ª edição (15 novembro 2023)

Idioma : Português

Blog Livros Pra Ler e Reler

Tags: O Leão, a Feiticeira, o Guarda-roupa, irmãos, AdãoPevensie, Nárnia, AslamEva, feiticeira, 2ª guerra mundial.