Breves Respostas Para Grandes Questões – Stephen Hawking


O astrofísico Stephen Hawking, considerado um dos cientistas mais brilhantes da atualidade, em seu último livro Brief Answers to the Big Questions, aborda questões diversas que habitavam sua mente inquieta, como a existência de Deus, o início de tudo, o que há dentro de um buraco negro, a possibilidade de prevermos o futuro ou viajar no tempo, se poderemos sobreviver no planeta Terra e se seremos superados pela inteligência artificial.

O livro, cujo título “Breves Respostas Para Grandes Questões”, em tradução livre, reúne respostas dadas por Hawking a questões que vão desde a existência de Deus até a possibilidade de viajar no tempo. Ao mergulhar na obra o leitor perceberá a clara opinião do cientista a respeito da existência de Deus.

“Eu acredito que o universo foi criado espontaneamente do nada. Se você aceita, como eu, que as leis da natureza são fixas, então não demora muito para perguntar: qual seria o papel de Deus?”, questiona Hawking.

Na verdade, o cientista sempre foi um grande defensor da teoria do Big Bang, que basicamente explica que o universo surgiu a partir de uma pequena singularidade, menor do que um átomo, que explodiu e deu origem a tudo que existe, seguindo as leis da física pré-definidas e imutáveis. Mas o que havia antes?

Para Hawking, não havia nada antes do Big Bang e por isso, não é possível haver um criador, já que este deveria existir antes do tempo em si, o que seria basicamente impossível.

Hawking baseia sua crença na inexistência de uma inteligência criadora na física quântica. Ele explica que algumas partículas quânticas sub atômicas simplesmente podem sumir e aparecer aleatoriamente e que o universo pode ter iniciado dessa forma, aparecendo aleatoriamente, do nada.

Stephen Hawking tornou-se mundialmente conhecido na comunidade científica por ter criado modelos de funcionamento dos buracos negros e, posteriormente, na sociedade em geral, devido à publicação de “Breve História do Tempo”, o livro que respondia a questões como “onde começa e acaba o universo” e que vendeu mais de dez milhões de cópias.

Ao longo dos anos em que Hawking se dedicou à ciência, sempre foi questionado sobre  uma série de perguntas que lhe faziam regularmente, então no ano passado ele começou a trabalhar em Breves Respostas Para As Grandes Questões, mas, infelizmente,  não conseguiu terminá-lo antes de sua morte, aos 76 anos,  em 14 de março de 2018.

Seus filhos e seus colegas acadêmicos ajudaram a concluir o livro com material extraído de seu vasto arquivo pessoal, tornando assim possível  a publicação de Brief Answers to the Big Questions, em 16 de outubro de 2018, pela editora norte-americana Bantam Books. Entre outras questões, destacamos algumas perguntas :

Deus existe?
Segundo Hawking, Deus não existe e que não há evidências confiáveis de que haja vida após a morte mesmo que as pessoas possam viver através da sua influência e dos genes.

Como tudo começou? Há outros tipos de vida inteligente no universo?
Apesar de serem perguntas diferentes, Stephen tem uma previsão semelhante para ambas questões e diz que a resposta virá nos próximos 50 anos.

Sobreviveremos na Terra?
Para Hawking, a raça humana terá que melhorar suas qualidades mentais e físicas, mas a criação de super-humanos geneticamente modificados — com uma melhor memória e mais resistentes a doenças — seriam capazes de pôr em risco a vida dos outros.

Deveríamos colonizar o espaço?
Em novembro de 2016, o físico já dizia que  deveríamos deixar o planeta nos próximos mil anos. No início de 2017, ele diminuiu o prazo dizendo que estava convencido de que isso deve acontecer dentro do próximo século.

Em seu novo livro, Hawking reafirma que não há outra opção senão deixar o planeta, arriscando a “aniquilação” da humanidade se isso não ocorrer.  O cientista acreditava que, quando nos dermos conta do perigo representado pelas mudanças climáticas, já será tarde mais.

A inteligência artificial irá nos ultrapassar?
Hawking acredita que sim, a inteligência das máquinas ultrapassará a nossa no próximo século e pode substituir a humanidade. Por isso, “precisaremos nos assegurar de que os computadores têm objetivos alinhados aos nossos”, escreve o cosmólogo na nova obra.

Como nós moldamos o futuro?
Segundo sua filha, a jornalista e escritora Lucy Hawking, uma das maiores preocupações de Stephen era a de que, “em uma época em que os desafios são globais, estamos nos tornando cada vez mais locais na nossa forma de pensar”.

É válido lembrar que algumas opiniões presentes no livro já eram de conhecimento do público que acompanhou a trajetória do astrofísico, como a de que os humanos não têm opção a não ser deixar a Terra. A obra pretende ser a junção de todos os pensamentos finais de Hawking sobre a humanidade, a tecnologia e o universo.

Stephen Hawking foi um dos maiores cientistas do séc. XX, além de professor e autor de diversos livros sobre Cosmologia. Seus estudos sobre buracos negros lhe renderam notoriedade e reconhecimento e contribuiu significativamente para a ampliação do conhecimento da criação, evolução e estrutura atual do universo.

Com prefácio de Eddie Redmayne — que ganhou o Oscar por interpretar Hawking no cinema —, introdução do Nobel de física Kip Thorne e posfácio comovente de Lucy Hawking, sua filha, Breves Respostas para Grandes Questões não é apenas a última mensagem de um grande gênio: é seu presente final para a humanidade.


"Tentem entender o que veem e pensem sobre a existência do Universo. Sejam curiosos em todas as circunstâncias,  sempre se pode fazer algo e ter sucesso, nunca desistam"escreveu Hawkings.


Um pouco sobre o autor
Stephen Hawking (1942-2018) ingressou na graduação em Física na Universidade de Oxford em 1959 com apenas 17 anos. Três anos depois, estava graduado. Em 1966, já era doutor pela Trinity Hall em Cambridge. Ainda na pós-graduação, com 21 anos de idade, foi diagnosticado com ELA – esclerose lateral amiotrófica. Contrariando os médicos que lhe deram no máximo dois anos de vida, Hawking lutou contra a doença e viveu até os 76 anos.

O curioso é que Hawking nasceu em Oxford, na Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942 , que é exatamente o dia do aniversário de 300 anos da morte de Galileu Galilei (1564-1642), e morre no dia em que nasceu outro brilhante físico Albert Einstein, em 14 de março de 1879.


Principais Livros
Stephen Hawking ao longo de sua vida, publicou mais de 20 livros e diversos ensaios sobre suas teorias, que revolucionaram a história da cosmologia. Se você quer  compreender as ideias e saber mais sobre a vida do cientista, uma boa dica é ler as obras abaixo relacionadas, entre outras:
• Uma Breve História do Tempo  (1988)
• O universo numa Casca de Noz (2001)
• Minha breve história (2013)

O livro “Computer Resources for People with Disabilities: A Guide to Assistive Technologies, Tools and Resources for People of All Ages”, (2004/4ª edição) ainda não traduzido para o português, mas pode ser comprado by Amazon.

Em 2007, também publicou, junto com sua filha Lucy Hawking, o livro infantil George e o Segredo do Universo que explica as principais teorias científicas sobre a origem do Universo em uma linguagem acessível para crianças.

Principais Teorias
Junto com Roger Penrose, fez estudos baseados na Teoria da Relatividade e demostrou que no passado o universo se encontrava num estado de densidade infinita chamado de singularidade. Propôs que o espaço e o tempo teriam um começo no Big Bang e um fim num buraco negro.

Descobriu que em situações especiais, um buraco negro emite partículas subatômicas. Essas emissões foram chamadas de radiação Hawking. Além disso, demonstrou que os buracos negros também possuem temperatura, não são totalmente negros e podem ainda evaporar e desaparecer.

Sua teoria da ausência de fronteiras, em parceria com James Hartle, declara que o universo não possui limites. Desta forma, o início do universo aconteceu pelas determinações das leis da ciência.

Vale citar que, apesar de toda sua fama e descobertas impactantes na física teórica há ainda uma pergunta que não quer calar:  Por que um dos pioneiros mais icônicos da ciência nunca ganhou um Prêmio Nobel de Física?  Diferente da física quântica, a resposta dessa pergunta é bastante simples. Descobertas científicas teóricas devem ser confirmadas com observações antes que haja possibilidade de receberem um Nobel.

Em janeiro de 2016, Hawking durante uma entrevista à emissora BBC deu sua resposta:  "As pessoas procuraram miniburacos negros, mas até agora não encontraram nada. É uma pena porque, se tivessem, eu teria um Prêmio Nobel", afirmou.


Breves Respostas Para Grandes Questões
Autor: Stephen Hawking
Tradução: Cássio de Arantes Leite
Gênero: Não Ficção
Lançamento: 08/11/2018
Livro capa dura: R$ 37,42      e-book kindle: R$ 22,41
Blog Livros Pra Ler e Reler