Da Silva: A Grande Fake News da Esquerda - Pavinatto

Lançado pela editora Almedina Brasil, selo Edições 70, o livro Da Silva: a grande fake news da esquerda; O perfil de um criminoso conhecido e famoso pela alcunha Lampião revela uma perspectiva sem romantismos do cangaceiro mais conhecido da história brasileira - Lampião. Pavinatto analisa a construção da falsa narrativa altruísta que cerca uma das figuras nordestinas mais icônicas da história e revela a face oculta de Lampião.

Ao mergulhar na história de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, Pavinatto traça o perfil da figura histórica definida na obra como “terrorista mercenário que extorquia os ricos e destroçava a vida dos pobres”.

A obra se propõe a desconstruir a aura de heroísmo que muitas vezes é atribuída ao cangaceiro. Com base em uma pesquisa profunda de estudos nacionais e internacionais sobre Lampião, Pavinatto, que não é alheio à polêmica, traça um perfil minucioso que revela a verdadeira face desse personagem popular e o expõe as ações de Lampião e sua quadrilha, cuja conduta atingiu níveis de crueldade e violência e que vão muito além de qualquer interpretação idealizada.

Os relatos de crimes vão desde roubos a estupros, assassinatos e extorsões, atividades que desmantelam as narrativas idealizadas de um líder justiceiro que supostamente roubava dos ricos para dar aos pobres.

A obra contextualiza as relações de Virgulino com as forças políticas da época, mostrando como ele foi instrumentalizado e manipulado para atender a agendas diversas. É nesse sentido que o autor sustenta a tese de que o altruísmo de “da Silva” é uma Fake News criada e difundida, a partir da década de 1920, pelo comunismo brasileiro, com a intenção de canalizar o cangaço para estimular a revolução social.

A transformação de Lampião em uma figura homenageada,  inclusive laureada em eventos grandiosos como o Carnaval carioca de 2023, no qual foi homenageado pela Imperatriz que acabou se tornando a campeã, num país que se orgulha da Lei Maria da Penha, da criminalização do feminicídio e onde se tem bradado que o “amor” venceu, nada mais “surpreendente” premiar uma escola de samba que homenageou um dos maiores estupradores da história do Brasil.

Ao rebater essa reverência, Pavinatto balança luz sobre a distorção histórica que coloca um indivíduo associado a crimes brutais no centro de celebrações populares e chama atenção para o descaso com o sofrimento e a memória das vítimas desse algoz e seu bando.

Da Silva: A Grande Fake News da Esquerda é um convite à reflexão sobre a construção da memória histórica sobre alguém que foi equivocadamente elevado à categoria de mito, uma  espécie de “Robin Hood” do sertão nordestino,   mostrando como a narrativa do heroísmo pode ser distorcida em nome de interesses políticos que, no caso, a serviço dos “coronéis”, roubando, matando, estourando etc. a serviço das poderosas e ricas elites da época que aterrorizava os pobres e sofridos habitantes do sertão do nordeste brasileiro.

Pode-se dizer que Pavinatto ao apresentar uma análise detalhada e fundamentada dos crimes de Lampião,  questiona e incentiva o leitor a investigar as narrativas hegemônicas visando uma compreensão mais profunda dos “mitos” que moldam nossa história.

O livro foi lançado em agosto deste ano e obteve grande sucesso em uma livraria na região central de São Paulo, atraindo milhares de admiradores do autor, a qual registrou a venda de mais de mil exemplares, tornando-se o segundo maior sucesso de vendas no Brasil em uma noite de lançamento e evidenciando o entusiasmo o público. Além disso, o título conquistou posição de destaque entre os três mais vendidos na plataforma Amazon em sua semana de lançamento.


Sobre o autor

Tiago Pavinatto é graduado, pós-graduado, Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP do Largo São Francisco, onde prepara sua Livre-Docência. Professor, advogado, palestrante, jornalista, filósofo conservador heterodoxo e polêmico pensador político, é autor de diversos títulos publicados pelo Grupo Almedina.

Deixou a prática da advocacia em 2021 para produzir e protagonizar séries documentais sobre crimes reais perversos.

Filósofo conservador heterodoxo e polêmico pensador político da atualidade, Pavinatto é, nas palavras do Professor Leandro Karnal, "um autor livre e, em dias de polarização, alguém que rejeita fórmulas e rótulos tem o dom de ser vaiado no Fla-Flu por ambas as torcidas.

Não à toa, foi declarado inimigo do Governo Dilma em razão de seu protagonismo nas manifestações pelo impeachment daquela presidente. Depois, figurou entre os 50 detratores oficiais do Governo Bolsonaro. No Governo Lula, tem sido perseguido pela recém-criada Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia. Pavinatto é, em suma, um pensador crítico, um polemista raiz e multifacetado, um professor do povo contra os abusos de quaisquer autoridades.

Da Silva: a grande fake News da esquerda – O perfil de um criminoso conhecido e famoso pela alcunha Lampião                                              Autor: Tiago Pavinatto                                                    Editora: Almedina Brasil, Edições 70 - 1ª edição (01/08/2023)  Preço: Capa dura: R$ 49,00  -  eBook Kindle: R$34,00

Tags: Pavinatto, Lampião,  Fake NewsEsquerda, Da Silva, crueldade e violência.