IKIGAI – Os segredos dos Japoneses para uma Vida Longa e Feliz

O livro “Ikigai – Os segredos japoneses para uma vida longa e feliz” foi escrito por Héctor Garcia e Francesc Miralles. Héctor morou por mais de uma década no Japão, é engenheiro de software, tem um blog e é autor de “A Geek in Japan”. Já Francesc é músico, estudou jornalismo, literatura inglesa e alemão. Além disso ele é um autor premiado por livros de desenvolvimento pessoal.

No livro IKIGAI o leitor vai descobrir, ao longo dos 9 capítulos, os hábitos e rotinas que mantém em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito das pessoas de Okinawa, além do conhecimento sobre a filosofia do IKIGAI, segredos do antienvelhecimento, inspirações dos centenários, dieta IKIGAI e ainda muitas dicas de que como pequenos detalhes são importantes e podem se tornar hábitos para uma vida longa e feliz.

O livro atua como um guia que ajudará a esclarecer perguntas como:

O que faz a sua vida valer a pena?

O que você está fazendo para sua vida valer a pena?

Qual o sentido da vida?

O que te preenche internamente?

Você conhece seu IKIGAI?

Durante o período em que os autores passaram em Okinawa, entrevistaram alguns dos supercentenários (aqueles que passam dos 110 anos), cujas reflexões, experiências e um pouco do seu segredo da longevidade são compartilhadas. Além da parte teórica, o livro IKIGAI traz dicas práticas e exercícios que podem ser feitos diariamente para aumentar o bem-estar e qualidade de vida.

Os exercícios praticados pelos supercentenários não são extremos, mas eles se movimentam todos os dias, tanto que preferem caminhar a usar um carro, além de praticarem a jardinagem, que requer movimento físico diário, mas com baixa intensidade.

Dentre os exercícios, os autores citam a Yoga, o Tai Chi Chuan e Qigong. Estes exercícios aparecem em tópicos curtos, mas são úteis para o leitor ter contato inicial com as práticas e buscar mais informações para adicionar  à sua rotina.

Mas, afinal, o que os autores descobriram sobre os hábitos para ter uma vida longa e feliz?

Segundo os autores, os habitantes dessa ilha têm grande senso comunitário, já que desde muito jovens praticam o YUIMAARU, o trabalho em equipe, que os ensina a ajudar uns aos outros. Além disso os autores também descobriram que os supercentenários cuidavam da alimentação, e comiam pouca carne, poucos alimentos processados e ingeriam álcool com moderação. Outra dica é a de comer até 80% do estômago estar cheio, pois assim não há desgaste do corpo e aceleração da oxidação celular durante a digestão.

Por fim, os autores apresentam MOAI, um grupo informal de pessoas com interesses comuns que se ajudam. Segundo eles, estar em um MOAI ajuda a manter a estabilidade emocional e financeira.

Neste grupo, os participantes colaboram com uma espécie de mensalidade, que pode ser revertida em ajuda financeira caso algum membro passe por dificuldades financeiras.

É possível observar que uma vida longa e feliz, é resultado da soma de fatores, como cultivar amizades, ter uma alimentação leve e saudável, descansar e praticar exercícios leves e frequentes.

Pode-se dizer que, ao ler IKIGAI, o leitor perceberá que a alegria de viver, que impulsiona as pessoas de Okinawa a envelhecer e a celebrar cada novo dia, está no IKIGAI pessoal de cada um. Para eles, quem encontra seu IKIGAI carrega tudo o que necessita para uma vida mais leve, longa e feliz.

Quem estiver interessado em entender melhor como funciona a ferramenta IKIGAI, o livro “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito e ser mais feliz” cujo autor, Ken Mogi traz mais dicas e afirma que não existe fórmula para ser bem-sucedido, porém, através da mudança de hábitos todos podem olhar para as situações da vida com mais gratidão e trazer novos significados para o que já possuem hoje.

Nome do livro: IRIGAI — Os Segredos dos Japoneses para uma Vida Longa e Feliz
Autores: Héctor Garcia e Francesc Miralles
Tradução: Elisa Menezes
Editora: Intrínseca
Idioma: português
Preço: Kindle: R$ 16,02
Capa Comum: A partir de R$ 22,98

Tags: Segredos, vida, longa, feliz, Okinawa, MOAI, Yoga, Tai Chi Chuan e Qigong.