Peter Mendelsund em O Que
Vemos Quando Lemos explora os desafios particulares de transformar
palavras em imagens, numa combinação de ilustração com filosofia, crítica
literária e teoria do design.
A tese
central do autor é a de que os leitores muitas vezes inventam imagens
que o texto não justifica e argumenta
que ler é cocriar e que nossas impressões de personagens e lugares devem tanto às
nossas próprias memórias e experiências quanto aos poderes descritivos dos
autores.
Peter Mendelsund, um dos mais conceituados designers
editoriais contemporâneos , combina uma carreira artística premiada com a sua
primeira paixão, a literatura, num dos mais provocadores e invulgares
exercícios acerca da forma como compreendemos o ato de ler.
Poucos são os livros que na
primeira olhada conseguem provocar vários dos nossos sentidos. Em O Que
Vemos Quando Lemos a visão é a primeira sensação a ser estimulada
quando o olhar do leitor é atraído espontaneamente para um livro cuja capa
preta simples apresenta um título sugestivo em letras brancas e uma pequena fechadura
dourada cintilante, porém muito convidativa.
Ao pegar o livro, o leitor capta um outro detalhe: o tipo de papel misto de tecido cetinoso, borracha, aderente às mãos utilizado na impressão da capa, contracapa e badanas. A cartolina e tinta fresca ao longo das 448 páginas do livro que têm fundo e manchas grandes negras, talvez explique o cheiro intenso a tinta, que faz com que o leitor a cada virada de folha identifique o aroma de livro e, claro, de sabedoria.
Tradicionalmente, os seres
humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e
tato que são responsáveis pela nossa capacidade de interpretar o ambiente, ou
seja, captar diferentes estímulos ao nosso redor e é o que o autor consegue dos
leitores que ao lerem esta obra usem, pelo menos, quatro desses sentidos. “Quando lemos, escutamos mais do que lemos”, diz o autor.
Lançado pela Editora Elsinore, em outubro de 2015, O que Vemos Quando Lemos é uma exploração singular e deslumbrante, inteiramente ilustrada, que busca entender e explicar a essência da leitura que, primeiramente, nos é apresentada pelos sentidos. Cabe ao leitor, quer queira, quer não, quer saiba, quer não, buscar e refletir sobre o sentido daquilo que se apresenta...
Lançado pela Editora Elsinore, em outubro de 2015, O que Vemos Quando Lemos é uma exploração singular e deslumbrante, inteiramente ilustrada, que busca entender e explicar a essência da leitura que, primeiramente, nos é apresentada pelos sentidos. Cabe ao leitor, quer queira, quer não, quer saiba, quer não, buscar e refletir sobre o sentido daquilo que se apresenta...
→ O que é e para
que serve a leitura?
→ O que é um bom
livro?
→ Como saber
distinguir a boa da menos boa literatura e por que as lemos?
→ Será que a
literatura serve apenas para entreter e consolar as pessoas?
→ Como se forma no
leitor o retrato mental de uma personagem de um romance que lê?
→ Como visualizarmos imagens a partir da leitura de obras literárias?
→ O que vemos quando lemos além de palavras impressas numa página?
→ O que imaginamos nas nossas mentes?
Para dar resposta a estas
perguntas e a outras, o autor, ao longo de toda a obra, recorre a várias obras de ficção conhecidas pela maioria
dos leitores, como Ulisses, Moby Dick, Jane Eyre, sendo que os
mais citados são os clássicos Anna Karénina, de Lev Tolstói e Rumo ao
Farol, de Virginia Woolf ou a escritores como Italo Calvino.
Mas, até que
ponto num livro, a caracterização física e psicológica bem pormenorizada, visualmente
bem definida e caracteritirizada, como fez Agatha
Christie a Hercule Poirot, pode contribuir para que o leitor crie mais
empatia por uma determinada personagem?
Num estilo
único, erudito e informal, Peter
Mendelsund descreve
a experiência da leitura, explora detalhadamente termos técnicos
utilizados por escritores e todos envolvidos ao mundo da edição na composição
de um livro, como imagem, signo, metáfora, símbolo, código, modelo e
significado,
Tudo
exemplificado não apenas por palavras mas por ilustrações, diagramas, gráficos,
colagens, estampas de livros, etc. O
Que Vemos Quando Lemos (What We See When We Read, título
original publicado no Verão de 2014) reflete a ideia de que a leitura não é e
nunca pode ser um processo sem rodeios.
O Que Vemos Quando Lemos apresenta a arte, a provocação e as ideias de Peter
Mendelsund. “Um tratado ilustrado e divertido que explora os desafios particulares
de transformar palavras em imagens, numa combinação de ilustração com
filosofia, crítica literária e teoria do design”, escreveu o The New
York Times.
Mendelsund consegue nos conduzir para
dentro dos livros possibilitando, dessa forma, que a ficção alcance a nitidez.
Uma combinação de ilustração, filosofia, crítica literária e teoria do design, que com certeza pode se tornar
em um dos mais interessantes lançamentos do ano. O Que Vemos
Quando Lemos é um livro para ser lido e relido
por todos os tipos de leitores: escritores, editores, designers, críticos literários e
estudantes de Literatura.
Um pouco sobre o autor
Peter Mendelsund, 46 anos, designer editorial
norte-americano é diretor de
arte associado da Alfred A. Knopf, cujo
trabalho tem sido reconhecido pelo Wall
Street Journal como um dos maiores criadores de capas de livros de ficção contemporânea.
Atualmente,
Mendelsund está fazendo sua estreia como escritor: What We See When We Read (O
que vemos quando lemos) que gira em torno do peculiar desafio de
transformar palavras em imagens e Cover (Capa), uma obra ilustrada contendo mais de 300
de suas sobrecapas mais marcantes e esboços rejeitados com destaque para as mais equilibradas e
inovadoras Leaving the Sea, The Trial, The Woman Destroyed, The
Girl with the Dragon Tattoo, Hopscotch, Ulysses e Crime
and
Punishment.
Criador de capas chamativas para obras
de gigantes literários já mortos, como Kafka,
Dostoiévski, Tolstoi e Joyce, Mendelsund
não gosta de trabalhar com escritores cheios de exigências, que fazem questão
de uma fonte, uma cor, uma imagem ou um tema visual específicos. “O produto final fica horrível”,
explicou.
“Enquanto leitores, somos tanto o maestro
quanto a orquestra, assim como audiência.” — Peter Mendelsund
O Que Vemos Quando Lemos
Autor: Peter Mendelsund
Editora: Elsinore
Data de Publicação: Outubro de 2015
Preço: R$: 65,40
Tags:
Vemos, lemos , desafios, particulares, palavras, imagens, ilustração,
filosofia, crítica literária e teoria do design.