A Mulher que não Prestava — Tati Bernardi

A mulher que não prestava, de Tati Bernardi, é a mulher que está aí, dentro de você, portanto, prepare-se para um encontro com o espelho. Geralmente ela é domesticada e não mostra muito a cara, o que não acontece neste livro, já que esta mulher é ousada, sincera, neurótica, indecente e não mede as palavras para expressar o que sente —  É a mulher moderna que busca equilibrar a vontade de engolir o mundo com a espera do príncipe encantado.

Um livro de 148 páginas, com 29 coletâneas de textos espirituosos —  desses que não tem como não se identificar.  São contos variados, entre românticos, ácidos, mal-humorados, divertidos, desabafos, críticas, recordações comparativas e passagens do cotidiano eternizadas através de uma visão um tanto neurótica — como diz a sinopse — e que a maioria das mulheres carrega interiormente.

“Todos os dias recebo e-mails de pessoas que lêem meus textos e se identificam, e se emocionam e me agradecem. É como se elas dissessem: que bom que você virou um símbolo de loucura, assim eu posso ser normal." Tati Bernardi

A mulher que não prestava é cada uma das leitoras! O livro serve como um espelho e, com certeza, a maioria dos leitores serão capazes de se identificar com o livro. Segundo a autora, ela percebeu que a maioria das pessoas gostam de espelhar nos outros aquilo que veem de feio em si mesmas. Agindo assim se livram das preocupações que aquilo que é feio lhe trazem — Por isso o espelho que reflete as múltiplas personalidades e desejos reprimidos – por vezes indesejados – inerentes à humanidade.
 
[…]Sou perdida para amar como todo mundo, mas não disfarço como a maioria. E a maioria vê em mim seus próprios defeitos e os aponta em mim, porque é mais fácil atacar o que está fora[…]
 
Com textos curtos e uma linguagem informalmente inteligente e sagaz  — ora parecem vir do diário de uma adolescente, ora parecem retratar os dias de uma mulher madura e independente — os quais podem ser lidos em qualquer lugar, a qualquer hora, do fim para o início, enfim, um livro fácil de ler, despretensioso, engraçado, feminino, mas não feminista,  que fala das dificuldades que as  mulheres têm em se relacionar com seus homens ou com os homens das outras, já que é sabido que a língua falada pelos sexos está longe de ser parecida e, como tal, sempre há uma personagem nos contos que se sente frustrada, insegura e/ou abandonada. 
 
[…] Fui demitida do meu primeiro estágio porque eu não servia para aquilo, e depois dele eu mesma me demiti de mais uns cinco estágios e de uns quatro empregos. Eu continuava não prestando para eles, mas pelo menos tinha aprendido a hora de abandonar antes de ser abandonada, tática que usei a vida toda também com os homens […]
 
Paulistana, publicitária, cronista, roteirista e escritora, Tati Bernardi, é formada em propaganda e marketing pela Universidade Mackenzie e possui pós-graduação em cursos especializados de cinema. Trabalhou como redatora publicitária em agências de peso como a W/Brasil, Leo Burnett, entre outras, além de roteirista de cinema e da Rede Globo ( são dela Aline e Amor & Sexo), escreveu durante alguns anos para revistas da Editora Abril.
 
Tem quatro livros publicados, entre os quais destacamos aqui   “A mulher que não prestava” (2006). Seus livros abordam temas como:  o amor e seus dramas, o sexo, as tentativas frustradas de relacionamento e situações cotidianas, aspecto com o qual ela puxa o leitor à identificação e acaba se tornando um espelho para as mulheres que, mesmo independentes e bem resolvidas, nunca deixam para trás as expectativas quando o assunto é amor e paixão, e as dúvidas sobre como portar-se frente a um novo relacionamento, no intuito de não estragar tudo sendo rápida demais, nem fechar-se e acabar perdendo a oportunidade.
 
Seu site tem 200 mil visualizações por mês e seu twitter conquista mais de  2 mil de seguidores por semana e tem suas frases espalhadas por vários espaços cibernéticos e, atualmente,  está trabalhando num projeto independente, o qual ela chama de A Vaca.
 
[…] Meu Deus, eu preciso saber! Não, não precisa. Pra quê? Vai te machucar. Não! Eu preciso saber… Tento o Twitter mas ele só escreve piada de político. Tento o Facebook, Twitter e blogs de amigos. Está ficando tarde. Se eu tivesse essa mesma concentração e minuciosidade e empenho e energia para o trabalho estaria rica. (…)
 
Para Tati o mundo tende a ficar muito burocrático sem amor e as relações em geral. Considera-se intimidadora de homens e conhecida por não pensar duas vezes ao lançar mão de seu humor ácido, ela assegura que não cede às rotineiras – e, muitas vezes, insistentes – cantadas masculinas.
 
“Os homens que me interessam são os que eu vou atrás, os que não perdem tempo me paquerando porque estão em 567 projetos”.- Tati Bernardi
 
E como ela mesmo diz, ela é aquela que faz o tal do serviço sujo, que demonstra o quão ordinário podemos ser e que exibe o que muitos teimam esconder. É assim que ganha a vida. É aquele espelho do qual muitos fogem, mas aonde todos conseguirão se enxergar com clareza e bom humor.
 
Leiam, divirtam-se e reflitam neste encontro com o “espelho”!
 
A Mulher que não Prestava
Autora: Tati Bernardi
Editora: Panda Books
Assunto: Literatura Brasileira – Contos e Crônicas
Preço: De R$ 19,90 até R$ 32,00
 
Tags: