.

O Corpo Fala – Pierre Weil e Roland Tompako

Com autoria de Pierre Weil e ilustrações de Roland Tompakow, O Corpo Fala é uma obra que procura mostrar a linguagem manifestada pelo corpo, nos diversos tipos de relacionamentos humanos que temos ao longo de nossas vidas.

O autor apresenta diferentes situações em que as mensagens não verbais enviadas pelo corpo contradizem o que é dito em palavras. Pela linguagem do corpo, dizemos muitas coisas aos outros.

Antes de tudo, nosso corpo é um centro de informações para nós mesmos. É uma linguagem que não mente. No caso das relações interpessoais, Pierre revela como nosso corpo demonstra se há reciprocidade ou não na forma como estamos nos comunicando.

Os autores usam a esfinge como referência para “traduzir” a linguagem corporal. Colocam as três partes da esfinge para mostrar como é dividido o homem:

→ O boi, seria a referência para os instintos ou desejos;
→ O leão, refere-se aos sentimentos;
→ A águia estaria ligada aos pensamentos ou consciência.


Segundo o autor, o homem só alcança a harmonia e a comunicação quando mantém um equilíbrio e domina sua vida, e a mesma coisa acontece com os relacionamentos interpessoais: se não existir uma atração de águia para águia, boi para boi e de leão para leão, o relacionamento poderá ser incompleto.
.
Podemos ver estes sinais no dia-a-dia, o corpo diz, em uma linguagem não verbal se está havendo receptividade na forma como estamos tentando nos comunicar, e a forma como as pessoas se comportam, podem nos dizer sobre seu interesse em que continuemos nossa comunicação com o interlocutor, ou não.


Muitas vezes nosso corpo dá sinais que dizem muito mais que as palavras — um olhar vale mais do que mil palavras! — E esses sinais expressam nossas ansiedades, desejos e conquistas, mesmo que nossas palavras digam o contrário, esta linguagem corporal é manifestada de uma maneira misteriosa e inconsciente.

Apesar de termos aprendido, desde tenra idade, que o corpo dá sinais que dizem muito mais que as palavras, os autores falam que cada ato do ser humano é descrito de forma da qual não está habituado a ver, e segundo Pierre Weil, durante uma conversa, são expostos de 3.000 a 5.000 expressões corporais e este alfabeto de leitura da linguagem corporal pode ser alterado de acordo com a pessoa e o lugar.
.
O conteúdo e a irreverência dos autores, com ilustrações e a possibilidade de ler o livro de duas formas diferentes: uma um pouco mais rápida, lendo apenas as letras maiores, e outra lendo as letras grandes e pequenas, fará com que o leitor releia o livro para certificar-se de que suas leituras estão corretas.
.
Aprender a observar e interpretar essa linguagem corporal torna-se uma arte, e é quase como aprender uma nova linguagem, que permitirá ao leitor conhecer melhor a si mesmo e às pessoas à sua volta, o que certamente enriquecerá as relações interpessoais.
.
.
CLIQUE AQUI para visualizar ou download o livro.
.
.
O Corpo Fala
Autores: Pierre Weil e Roland Tompakow
Assunto: Psicologia & Psicanalise
Editora: Vozes
Preço: De R$ 32,90 até R$ 39,00
http://livrospralerereler.blogspot.com/