Água Futuro Azul — Maude Barlow

No livro  Água Futuro Azul  Como proteger a água potável para o futuro das pessoas e do planeta para sempre, a autora Maude Barlow discute aspectos fundamentais deste bem tão vital para o equilíbrio e sobrevivência dos seres vivos em nosso planeta.  Barlow nos mostra como a água, que é um direito universal,  foi sequestrada pelo capital particular, pelo descaso das autoridades e pelo mal uso por parte de certos setores da população.

a crise global da água só será solucionada se a sociedade desenvolver uma cultura para gerenciar e zelá-la como um bem comum fundamental da vida, o qual deve ser entendido como um direito a ser partilhado entre todos,  um direito, sem discriminações ou exclusõesNós esquecemos que o ciclo da água e o ciclo da vida são um — Jacques Cousteau.

O leitor, logo na  introdução do livro, vai tomar conhecimento de como a ONU reconheceu o direito humano à água potável segura e limpa e ao saneamento como algo fundamental à vida. Contudo, o que parecia ser óbvio, ou seja, a aprovação de tal direito por todos, houve resistência por parte de alguns países na votação, já que a resolução implicaria em certas perdas financeiras para alguns grupos.

Com o reconhecimento de um direito humano pela ONU, três obrigações são impostas às nações: respeitar,  proteger e executar.

"Reconhecer um direito é simplesmente o primeiro passo para torná-lo uma realidade para os milhões que estão vivendo à sombra da maior crise do nosso tempo."