Vovó Vigarista — David Walliams

O protagonista de Vovó Vigarista é Ben ou Benny, um garoto de 11 anos, que mora com os pais e tem o sonho de se tornar encanador. A história conta a relação entre Ben e sua avó, com quem é obrigado a passar todas as noites de sexta-feira,  enquanto seus pais participam em eventos de  dança e sonham com o dia em que seu filho tornar-se-á um dançarino profissional e vencerá o concurso Dançando com Superestrelas.

O  comediante britânico David Walliams, em seu primeiro livro lançado no Brasil,  Vovó Vigarista, traz uma leitura fácil, rápida, descontraída e deliciosa, que leva o leitor a sorrir desde o título sugestivo até as ilustrações criativas e engraçadas que começam na capa do livro e acompanham todo o desenrolar da história.

Com uma linguagem acessível e tipicamente infantil, Walliams traz situações em que as crianças facilmente se identificam, contadas por um narrador que várias vezes para a história para interagir com o leitor, divertindo e emocionando com humor e drama sem exageros.   

Ben, é um garoto que não gosta de ler, cuja paixão são os encanamentos, tubulações e afins. Isso mesmo, seu sonho é ser encanador, tanto que sua revista preferida é a Revista do Encanador.

Ansiedade — Como Enfrentar o Mal do Século

Augusto Cury, psicanalista, professor e escritor, neste novo trabalho Ansiedade, ensina como enfrentar o mal do século — A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA),  que considera mais nociva do que a depressão e acomete a maioria da população mundial.  Fala dos sintomas de alerta para um estado de ansiedade crônica e das técnicas para desacelerar e conter esse distúrbio, gerir a emoção de maneira eficaz e resgatar a qualidade de vida.

A SPA, considerado por Cury como o mal do século,  diz respeito à construção do pensamento. Assim, quando pensamos rápido demais ou em excesso, violamos o que deveria ser inviolável: o ritmo da formação de pensamentos. Isso gera consequências seríssimas para a saúde emocional, como a ansiedade.

Nossos pensamentos estão distorcidos e contaminados por nossa cultura e personalidade (quem sou), por nossa emoção (como estou), pelo ambiente social (onde estou) e por nossa motivação (o que intenciono).

Não há interpretações puras. As pessoas, por mais isentas que sejam, contaminam a construção de pensamentos, ainda que minimamente.

Mal do século – depressão ou ansiedade? Por que chegamos a esse nível de ansiedade? Devido aos excessos: excesso de trabalho intelectual, excesso de  atividades,  excesso de preocupação e, em destaque, o excesso de informação.

De fato, o  bombardeio de informações podem provocar uma sociedade ansiosa, que sofre por antecipação, acabando simplesmente com a qualidade de vida, ocasionando assim a síndrome.

A Síndrome do Pensamento Acelerado somatiza várias doenças e os sintomas psicossomáticos são como um grito de alerta — um sinal de que é necessário mudar o estilo de vida!