Cidades de Papel — John Green

Em Cidades de Papel, o autor americano John Green, conta a história dos jovens Quentin Jacobsen e Margo Roth Spiegelman, vizinhos desde os dois anos de idade, que se tornam amigos de infância, mas com o tempo seus caminhos tomam rumos diferentes, assim, Quentin torna-se um nerd que adora seus dias tediosos, sonha em formar-se, casar e constituir uma família, enquanto, Margo, torna-se uma garota popular na escola, independente, misteriosa e diferente das outras pessoas, pois acredita que a vida é o momento. 
 
Johnn Green, autor do sucesso A Culpa é das Estrelas — atualmente o mais vendido no Brasil —  divide seu novo livro, Cidades de Papel,  em três partes. A primeira, intitulada Os Fios, apresenta os personagens e retrata a noite de aventuras de Quentin, também chamado de Q, e Margo. Na segunda, A Relva, desenrola a  trama — Q e seus amigos investigam as pistas que podem levar ao paradeiro de Margo. Por fim, a terceira parte, O Navio, dividida em capítulos que narram cada hora de busca por Margo, até o final.

O livro começa contando um segredo que Margo e Quentin, compartilhavam desde crianças,  tinham  encontrado um corpo num parque onde sempre brincavam e andavam de bicicleta e, a curiosidade de Margo, fez com que ela descobrisse quem era e o que ocasionou sua morte. A história é narrada por Quentin que o faz de um ponto de vista adolescente e muito divertido.

O fato é de que apesar de serem vizinhos, colegas de escola e de se cruzarem todos os dias no colégio, Margo se tornou uma desconhecida para Q, mas, isso não o impediu de se apaixonar pela garota, e a imagem que ele tem de Margo é de uma deusa perfeita e adorável, porém, o que ele não imaginava era que Margo estava prestes a invadir e transformar sua pacata vida numa aventura inesquecível.