A Graça da Coisa – Martha Medeiros

A Graça da Coisa é mais um conjunto de crônicas de Martha Medeiros, cujos temas versam sobre coisas comuns presentes na vivência do dia a dia, especialmente sobre amor, relacionamentos, comportamento, cinema, mantendo os assuntos que fizeram o seu sucesso e geraram identificação com o leitor, ainda que, alternando o começo de uma quase resenha sobre algum livro que acabou de ler com uma comparação da forma com que vivemos nossas vidas, olhamos as dificuldades e enfrentamos os mistérios da humanidade. 

As pequenas abordagens vão desde o barulho que existe numa cidade grande, como   banalidades — um cachorro quente —  a uma declaração de amor, enfocando ainda as vantagens de quem sabe se desapegar do que é desnecessário para transformar ansiedade em sabedoria.
 
É uma frase da qual sempre gostei, mas lembrei dela outro dia num local inusitado: dentro do supermercado. Comprar maionese, band-aid e iogurte, por exemplo, hoje requer o que se chama por aí de expertise. Tem maionese tradicional, light, premium, com leite, com ômega-3, com limão. (...)
 
Para Martha, fazer crônica é a mesma graça de fazer tudo que se gosta, sem drama e sem sofrimento. A crônica é um compartilhamento, um exercício de criação mesclado com a realidade, um toma lá dá cá, uma troca com leitores desconhecidos. Ela é dinâmica e instantânea, como a vida.