Freud — Uma Vida Para o Nosso Tempo — Peter Gay

Freud — Uma Vida para o Nosso Tempo de Peter Gay, é uma viagem pelo mundo de Sigmund Freud — Pai da Psicanálise — sua família, suas relações, a cidade onde viveu, sua formação, suas dificuldades profissionais, suas inovações teóricas, seus casos clínicos, sua vida extraordinariamente produtiva — mas também sofrida — e o contexto social e histórico em que ela foi vivida.
.
Ao examinar as paixões, sondar o
intelecto e expor as teorias de Freud, Peter Gay pode ter conseguido construir a biografia definitiva do criador da psicanálise.

Nascido em Berlim, em 1923, Peter Gay foi para os Estados Unidos em 1941, fugindo das perseguições nazistas. Graduou-se em 1946 na Universidade de Columbia, onde lecionou entre 1962 e 1969.

Médico neurologista judeu-austríaco, historiador com formação psicanalítica, esse professor da Universidade Yale, EUA, tem um interesse especial pelo período de efervescência intelectual e profunda instabilidade que foi a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX.

É autor de obras importantes, como A experiência burguesa: da rainha Vitória a Freud, uma análise do comportamento burguês no século XIX e pode-se dizer que nenhum outro biógrafo conseguiu relacionar as concepções de Freud à sua vida com tamanha perspicácia.

Ao examinar as paixões, sondar o intelecto e expor com clareza as teorias de Freud, construiu uma obra que é considerada por muitos como a biografia definitiva do criador da psicanálise, um homem que ousou repensar radicalmente a cultura ocidental.

Peter, neste livro, analisa Freud como político da psicanálise, em busca de apoio e compreensão para suas descobertas. Apresenta o leitor a um grande investigador em luta consigo mesmo, interessado por questões diferentes e acompanhará Freud redigindo seus trabalhos, organizando o movimento psicanalítico e brigando com seus seguidores, sempre ativo, enquanto suas idéias se difundem pela Europa e depois pelo mundo.

O autor utilizou um grande número de fontes para pesquisar, incluindo documentos inéditos e centenas de cartas até então inacessíveis. Aborda a relação com Jung, sua vida íntima e suas inovações teóricas — que como ele mesmo disse, pertubaram o sono da humanidade.

Freud - uma Vida Para o Nosso Tempo constitui um dos melhores exemplos de reconstituição de época com relação à história do movimento psicanalítico na medida em que está ligada à de seu fundador.

É notório como o leitor é conduzido, passo a passo, a partilhar das circunstâncias que presidiram a formação intelectual de Freud, os acontecimentos e processos históricos cuja proximidade repercutiu no adolescente possuído pela ânsia de conhecimento em busca de afirmação pessoal, afetiva e profissional, e no homem maduro confrontado com um mundo em rápida transformação.

Nesta obra, Peter mostra habilidade em intercalar, no momento exato, a citação que ilustra a maioria dos paragráfos e, muito embora, muitas das ideias e as concepções de Freud à sua vida, não sejam novidade, Peter com perspicácia conseguiu dar a exata atenção a cada item.

Os casos clínicos, os ensaios técnicos e especulativos, as incursões em antropologia e sociologia são mostrados em conjunção com as experiências pessoais e a formação cultural de Freud e, em várias seções do livro, Peter Gay expõe com clareza as teorias sobre os sonhos, as neuroses e a sexualidade.

No final do volume, um longo ensaio bibliográfico passa em revista a literatura freudiana de língua inglesa, constituindo uma fonte valiosa para estudantes e pesquisadores.

Mais que um relato biográfico, Freud — Uma Vida para Nosso Tempo é um longo ensaio bibliográfico que passa em revista a literatura freudiana de língua inglesa, constituindo uma fonte valiosa para estudantes, pesquisadores e curiosos que querem compreender a importância deste homem que influenciou de forma inédita a cultura e o conhecimento universal, tirando o homem do centro de sua consciência e trazendo ao mundo científico um interesse pelas experiências emocionais.

Vale a pena ler e reler!

Freud — Uma Vida para o Nosso Tempo
Autor:Peter Gay
Edição Econômica : 1ª - 2012
Tradutor: Denise Bottmann
Editora: Companhia de Letras
Assunto: Biografias – Psicanálise
Preço: De R$ 35,00 até  R$ 54,00